Com efeito, a melhoria dos conhecimentos, know-how e competências organizacionais permitem aos colaboradores desenvolver as suas missões com um objetivo de excelência. Esse capital humano proporciona à empresa agilidade e adaptabilidade inigualáveis para lidar com os caprichos da situação econômica e aproveitar novas oportunidades.
A cultura organizacional é o que permite que empregadores, colaboradores, clientes e fornecedores mostrem e vejam quem você é, para identificá-lo. É o seu logotipo, seus valores. É também o que te define, os valores que você mantém. E é isso que estabiliza você, sua história passada e aquela que você continua a escrever. Isso é o que o torna único e o que permite que os diferentes atores (colaboradores) entendam e ajam sobre você. É uma ferramenta de gestão para todos os negócios; pequeno, médio e grande. Todas as empresas têm uma cultura organizacional, mas ela o impulsiona ou o impede.
No geral, esta formação permitirá que você reflita sobre sua cultura corporativa, seus aspectos visíveis e suas facetas ocultas. Trataremos de diferentes parâmetros que favorecem um melhor controle da cultura organizacional e que permitem uma melhor compreensão dos resultados, nomeadamente ao nível da autoliderança, inovação, satisfação profissional, gestão da qualidade (TC176), e as demais áreas de negócio
No mundo turbulento e de mudanças rápidas em que estamos inseridos, as organizações necessitam do investimento no capital humano como uma das únicas formas de garantir a sobrevivência. As empresas só alcançam seus objetivos pela participação e atuação eficaz das pessoas, por isso, o Processo de Avaliação de Performance com Foco em Competências é uma ferramenta que possibilita avaliar o alcance dos objetivos das organizações.
>>Objetivo
• Identificar os valores, componentes de sua cultura organizacional e suas origens;
• Rastreamento dos valores por toda a organização;
• Regras de Apuração dos Valores - Ranque (do autor);
• Conceituar os Valores;
• Graduar as Competências e Conceitos;
• Pontuação dos valores (competências);
• Identificar os principais conceitos de uma Avaliação de Performance;
• Identificação dos clientes e fornecedores internos;
• Como implantar um processo de Diagnóstico de Indicadores da Cultura Organizacional por Competências?
• O que é o quadrante da Avaliação de Performance?
• O que é resultado em cascata?
• Como apurar os resultados e como interpretá-los?
• Regulamento Interno do Diagnóstico dos Indicadores da Cultura Organizacional por Competências;
• Como aplicar a Avaliação de Performance “dia D”.
>>Público Alvo
Profissionais de RH, gestores de pessoas, estudantes e todos que tiverem com interesse em implantar um Modelo de Gestão baseado na Avaliação de Performance com Foco em Competências e demais profissionais interessados em conhecer a metodologia de Avaliação de Desempenho e Competências.
Profissionais da Área de RH de todos os Setores (Público, Privado e Ong's), estudantes, trainee, e outros profissionais e que tenham interesse no tema e em atualização.
>>Programa do Curso
Módulo I - Gestão da Cultura Organizacional por Competências
Gestão da Cultura Organizacional por Competências - Gestão por Competências
1. Pirâmide Das Necessidades Humanas de Maslow
Pirâmide do Homem Moderno de Roberto Rigaud (do Autor)
Necessidade de Prover Recurso
Necessidade de Recursos de Aprendizagem
Necessidade de Convívio Social – Redes de Relacionamentos
Necessidade de Conquista
Necessidade de Materializar os Sonhos
Fatores Motivacionais
2. Cultura Organizacional por Competências
Os Blocos da Tela
Definição de valores compartilhados
Transformação em Princípios
3. Implementação
Recursos
Abordagem
Resultados e Entregas
Princípio de Ação 4. Identificação e escolha das Competências Macro Organizacionais
Descrição da Ferramenta
Hierarquia de Valores
O que são Valores? Como definir os Valores de uma Empresa?
Valores X Flexibilidade
5. Cultura Organizacional – Competências Macro Organizacionais (do Autor)
COMO FAZER A GESTÃO DA CULTURA ORGANIZACIONAL POR COMPETÊNCIAS
1ª Reprogramação da formação profissional – Estabelecimento de blocos de competências
2ª Instalação da comissão da gestão da cultura organizacional 182
3º Mapeamento das áreas de negócios
4º Rastreamento das Competências Macro Organizacionais (do autor)
Determinando valores, um esforço de equipe
Rastreamento das Competências
5ª Regras de Apuração das Competências – Ranque (do autor)
6ª Conceituação das Competências
7ª Definição dos Graus de Competências e Conceitos
8º O que é Sistema de Pontos Aberto
9ª Avaliação das Funções a Partir da Matriz de Possibilidades de Competências “Graus”.
10ª Fórmula da Variância de distribuição hierárquica da pontuação
11ª Determinação da Pontuação Mínima
12ª Determinação da Pontuação Máxima
Interpolação das Competências pela Progressão Geométrica (PG)
13ª Interpolação pela Progressão Geométrica (PG) – Matriz de Competências
Utilizando a Progressão Geométrica (PG) para achar a razão constante
Matriz de Possibilidades de Competências – Graduado e Pontuado pela PG (Progressão Geométrica)
Matriz de Pontos de Competências
14 Pontuação dos cargos/funções pela Matriz de Pontos
15 Construção dos Grupos de Pontos a partir da Pontuação obtida pela Progressão Geométrica (PG)
6. Considerações finais.
Módulo II - Avaliação de Performance - Diagnóstico da Cultura Organizacional
• O Que é Avaliação de Performance/Desempenho por Competências?
1. Método de diagnóstico por resultados
a. Controle do Sistema de Diagnóstico de Indicadores por Competências
b. Para quê Diagnosticar os Indicadores?
c. O Que deve ser diagnosticado?
d. O Que pode causar um Resultado Insatisfatório
e. Como Diagnosticar?
Diagnosticadores
Responsabilidades dos Diagnosticadores
Armadilhas mais comuns
Acompanhamento (Feedforward)
Diagnosticados
Responsabilidades Dos Diagnosticados
Auto Autodiagnostico
Os Princípios
• Métodos de Avaliação
• Ferramentas necessárias para o Diagnóstico de Indicadores por Competências
Criação da Comissão Multidisciplinar do Diagnóstico
Competências/Fatores de Avaliação
Pontuação de cada competência a ser diagnosticada
Alternativas de Importância dos fatores de Avaliação
• Mapeamento dos clientes internos
• Regulamento do Diagnóstico de Indicadores por Competências
• Implantação dos Recursos Administrativo
• Regulamento da Comissão Executiva do Diagnóstico de Indicadores
• Preparação para o Diagnóstico
• Dia “D”
• Resultado das Avaliações (Diagnósticos)
• Técnicas do nine box para análise dos resultados
• Apuração dos Resultados> Alinhado Matriz Nine BOX
>>Carga Horária
16 Horas
>>Metodologia
Oficina participativa com exercícios e análises de exemplos, vídeos, dinâmicas, utilizando os métodos e ferramentas apresentadas, discussões em grupo, debates, vivências etc. Com apoio de slides e apostila.
As aulas são desenvolvidas por meio de exposições orais, com apoio de recursos audiovisuais e atividades práticas, proposições de problemas, discussões em grupo e exercícios.
O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula.
>>Certificação
A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso (DIGITAL), desde que tenha 100% de aproveitamento.
>>Material Didático
A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso (DIGITAL), desde que tenha 100% de aproveitamento.
>>Valores e Formas de Pagamento
Valor do Curso por Participante: R$ 789,00
>> Pagamento À Vista com 5% de desconto R$ 749,55.
>> Parcelado em até 12x de R$ 75,61 no Cartão de Crédito.
Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 96949-2226.
>>Agenda - (Datas e Horários)
Estamos sem agendamento para esse treinamento, entre em contato com nossa central de atendimento e verifique uma data disponível: Tel: 11 96949-2226.
>>INSCRIÇÃO ONLINE
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