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Formação Master em RH ®

Um bom Gestor de RH é alguém que pode comunicar claramente os objetivos da empresa, a cultura organizacional, objetivos e políticas e se tornar um parceiro estratégico da organização.

O profissional de RH deve, idealmente, possuir ótima ética de negócios, qualidades de gerenciamento, habilidades de comunicação e liderança e poder contribuir para o negócio através de funções como desenvolvimento de políticas, gestão de pessoas, mapeamento de competências, gestão de cargos e salários, avaliação de performance, gestão de indicadores, e etc., além de ser genuinamente orientado para as pessoas.

O que você aprenderá: Este curso visa desenvolver suas habilidades em todas as áreas de gerenciamento de RH e Planejamento Estratégico.

A RH em Ação irá apoiá-lo durante todo seu curso, orientando-o para o alcance de objetivos profissionais.

Você receberá materiais de aprendizagem atuais e certificado.

Curso completo com carga horária de 112 horas, sendo indicado principalmente para pessoas que necessitam aprimorar o conhecimento em Recursos Humanos.

Para melhor atender às necessidades dos participantes, dividimos o curso em 10 módulos "independentes".

>>Objetivo

• Formar Analistas Seniores para atuarem de forma estratégica.
• O aluno aprenderá a desenvolver, implantar e revisar uma competente e eficaz política de RH.
• Transmitir técnicas atuais do processo de elaboração descrição de cargos, levantamento das informações, qual é a sua importância e como utilizar a CBO nesse processo.
• Explanação da Gestão por Competência, sua implantação, gerenciamento e aplicabilidade. Capacitar profissionais dos diversos setores, como Empresas estatais (órgão público), Empresas Privadas e Organizações sem fins lucrativos (Ong's). Construir o Mapeamento de Competências Macro Organizacionais Implantação do Sistema de Gestão por Competências Avaliação e Administração da Gestão por Competências.
• Dar aos participantes uma visão abrangente e detalhada de como desenvolver e implantar de forma integrada os planos de cargos, carreiras e avaliação de desempenho a fim de dinamizar o sistema de gestão de RH da empresa. Fornecer “ferramentas” e apresentar aos participantes etapas e atividades operacionais das fases de concepção, planejamento e implantação deste subsistema de RH. Identificar os fatores críticos de sucesso, as táticas e estratégias a serem adotadas que asseguram êxito total na condução do processo deste subsistema.
• Aprenderá a calcular os principais indicadores de RH, bem como analisa-los construindo painel de indicadores que permita alinhar a ação de RH e a estratégia aos resultados organizacionais.
• Desenvolverá competências para orientação para resultados, liderança, comunicação, delegação, motivação e foco na performance. Adquirir ferramentas para aplicar no dia-a-dia. Desenvolver a comunicação e o feedback atuando como Coach no desenvolvimento do potencial de cada um e da equipe.
• Aprenderá técnicas para promover mudanças na vida pessoal e profissional. Eliminando crenças limitadoras e proporcionando condições favoráveis para atingir a excelência nos resultados.
• Aprenderá a identificar os principais conceitos da avaliação de desempenho contribuindo para a identificação da qualidade e dos resultados da organização, utilizando-se de dados fidedignos para planejar as necessidades de recursos humanos em médio e longo prazo, além de ter uma indicação segura dos investimentos a serem feitos em treinamento, capacitação e desenvolvimento dos profissionais.

O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula nos módulos: 3,5 a 9.

>>Público Alvo

Ex-alunos do curso Formação de Analista de RH, profissionais de RH em geral, gestores/coordenadores de pessoas, responsáveis pela implementação e administração dos planos de Cargos, planos de carreira e gerenciamento da performance e gestão por competências das empresas, estudantes e todos que desejam obter sucesso pessoal e profissional.

>>Programa do Curso

Módulo I - Desenvolvimento de Líderes (Analistas, Supervisores e Coordenadores) - 16 Horas
• Características e atributos dos líderes do futuro;
• Comunicação Eficaz;
• Gestão de Conflitos e Relacionamento Interpessoal;
• Como expandir suas Inteligências Emocional e Social;
• Tomada de Decisão;
• Comprometimento das Equipes;
• Gestão das Equipes;
• Motivação e Desenvolvimento de Equipe;
• O importante processo de feedback na prática da liderança Coach;
• Orientação para Resultados

Módulo II - AutoCoaching - 16 Horas
• O que é o autocoaching e como funciona.
• Como obter resultados com este método.
• As principais ferramentas para atingir os melhores resultados
• Crenças como regras que direcionam as ações
• Definição de missão de vida
• Boa formulação de objetivos para garantir o sucesso da realização
• Transforme sonhos em projetos de vida
• Estratégias para desenvolver e manter a disciplina
• Metas e atividades que proporcionam resultados
• Fatores críticos que interferem nos objetivos
• Estratégias para vencer a inércia
• Técnicas para conhecer verdades absolutas e crenças limitadoras.
• O valor da vida e as oportunidades disponíveis
• Coaching na prática promovendo resultados
• Principais recursos para manter a motivação
• Construção de modelos de sucesso.
• Plano de ação e projetos especiais

Módulo III – Elaboração de Políticas de RH – 08 horas (Oficina)
• O que é política de RH?
• Provisão
• Aplicação
• Manutenção
• Desenvolvimento
• Como identificar erros e executar planos de melhorias
• Como apresentar seu projeto à Diretoria
• Monitoração
• Possíveis Propostas de políticas
• Comunicando a política interna de RH

Módulo IV - Design Thinking para Profissionais de RH - 08 Horas

Introdução ao pensamento de design e 3 ótimos exemplos de pensamento de design
• Atividade grupal: "Persona"
• Iniciando a 1ª tarefa de RH
• Utilizar uma "Persona" imaginária em um cenário realista
• Brainstorming
• Introdução sobre o poder do Brainstorming no Design Thinking
• Experimentando o tempo como o melhor motivador
• Dinâmica de grupo: baseando-se nas ideias dos outros

Trabalho em grupo: sessão de brainstorming
• Design Thinking Brainstorming
• Próximo passo: baseando-se nas ideias dos outros e escolhendo as 3 melhores idéias
• Apresentação de ideias
• Perguntas e feedbacks sobre as idéias
• Refletindo sobre os Insights
• Coletando todas as idéias e inputs

Empatia / Configuração de espaços criativos de trabalho
• Criando um ambiente de pensamento de design
• Equipe
• Sala e espaço
• Processos e atividades

Entendendo uma "Persona"
• Apresentação da 2ª tarefa de RH
• Familiarizar-se com a tarefa
• Brainstorm
• Pensando fora da caixa
• Truque da mente para obter novas idéias

Brainstorm
• Como obter idéias incríveis com métodos de pensamento de design comprovados
• Apresentação: Resultados da sessão de brainstorming
• Feedback final

Módulo V - Indicadores de RH - 16 Horas
• Indicadores: o que são e qual a sua importância
• Metas e indicadores – definições e exemplos
• Por que medir?
• Como Construir um indicador
• Principais Indicadores da área de RH
- Indicadores de Recrutamento, Seleção e Integração
- Indicadores de Treinamento e Desenvolvimento
- Indicadores de Desempenho e Produtividade
- Indicadores de Remuneração e Benefícios
- Indicadores de Clima e Cultura
- Indicadores de Comunicação Interna
- Indicadores de Retenção de Talento
- Indicadores de Tempo de Trabalho
- Indicadores de Saúde, Higiene & Segurança no Trabalho
• Modelos de Painéis e gráficos dos Principais Indicadores
• Como identificar erros e executar planos de melhorias
• Como apresentar seu projeto à Diretoria
- Dicas
- Modelos e benchmarking atualizados

Modulo VI – Descrição de cargos e suas funções - 8 horas
• Entendimento entre função e cargo e cargo de especialidade;
• Escolha do Método para coleta de informações para o desenho dos cargos.
- Levantar, por meio de pesquisa, todas as informações relativas aos conhecimentos, complexidade e responsabilidades e, demais características exigidas aos ocupantes de cada uma das funções e cargos da empresa.
• A metodologia de trabalho a ser adotada na pesquisa de Análise Ocupacional.
- A coleta de informações é o momento de investigar o papel de cada função dentro da organização e tornar oficiais os deveres, obrigações e requisitos mínimos exigidos dos ocupantes das funções. Os métodos podem ser:
· Método da Observação local;
· Método Questionário;
· Método de Entrevista; e
· Método Misto.
• Coleta de Informação ocupacional / Análises Ocupacionais (descrição de função);
- Quais as informações a serem levantadas no processo de descrição de função?
- Elaboração das descrições de forma clara e simples, facilitando a compreensão.
• Formato da descrição de função:
- Identificação
- Missão do função ou cargo básico
- Principais responsabilidades.
• Outros tópicos que poderão ser incluídos neste trabalho:
- Principais desafios/complexidades;
- Posição na estrutura organizacional;
- Relacionamentos internos e externos.
• Dicas para você não perder tempo durante a entrevista;
• Objetivos da Análise Ocupacional.

Aprendendo com a CBO (Classificação Brasileira de Ocupação)
• Análise Ocupacional (Descrição da Função) pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Revisão das nomenclaturas e segundo estudo da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Entendimento dos Infixos Júnior, Pleno, Sênior e Máster ou, I, II e III ou, A, C, D.;
• Análise das Competências técnicas pela metodologia da CBO (Classificação Brasileira de Ocupação);
• Análise Ocupacional - Revisando as Informações Coletadas.
- Uma vez terminada a série de entrevistas com os especialistas, a verificação se inicia.
• Algumas “dicas” para a redação de propósitos chave e funções desagregadas em diferentes níveis.
• Análise Ocupacional e padronização de descrições.
- O objetivo desta etapa é estabelecer o grau de importância das funções desenvolvidas dentro da empresa e a diferenciação entre elas;
- Agrupamento das funções dentro do cargo amplo ou, cargo-chave.

Módulo VII - Gestão por Competências - 8 Horas
• Competências Comportamentais
• Metodologia Rigaud - CCP – Competência, Conhecimento e Princípios
• Entendimento do que é Competência
- Escolha das Competências
- Definição das Competências Macro Organizacionais
- Entendimento do conceituação das Competências Macro Organizacionais
- Entendimento da Graduação das Competências Macro Organizacionais
- Entendimento do conceituação dos Graus das Competências Macro Organizacionais
- Entendimento e Prática da pontuação dos Graus de Competências
- Elaboração dos cálculos matemáticos que envolve a Gestão por Competências
- Elaboração da Matriz Organizacional de Competências
- Valoração das Funções e Cargos de especialidades dentro das Competências
- Mapa de Funções por Pontos de Competências
- Classificação dos Cargos por Pontos de Competências
- Criação das Classes de Cargos por Pontos de Competências
- Finalização dos estudos

Módulo VIII - Cargos e Salários - 16 Horas
• MATRIZ DE CORE DE COMPETÊNCIAS
- Valoração dos Cargos amplos por meio do Core de Competências (Apresentação e estudo em sala de aula o modelo de valoração);
- Cálculos estatísticos de cada uma das competências em todos os cargos (Fórmula dos Quadrados, apresentação e estudo em sala de aula como elaborar os cálculos)
- Apuração da pontuação mínima e máxima dos cargos amplos por meio do Core de Competências (Simulação em sala de aula dos cálculos);
- Confecção da Matriz de possibilidades de Avaliação dos Cargos pela PG (Matriz de Pontos do Core de Competências, simulação em sala de aula dos cálculos da PG);
- Como pontuar o universo de cargos (cargos amplos) e hierarquiza-los (Apresentação e Estudo em sala de aula o resultado obtido com a simulação realizada);
- Como organizar os cargos amplos de acordo com a pontuação;
- Como como inserir os cargos amplos dentro das Classes de Cargos;
• PESQUISA SALARIAL
- Importância da pesquisa para implantação e manutenção do Plano de Cargos e Salários;
- Como identificar o universo de empresas que serão convidadas a participarem da pesquisa (Estudo em sala de aula);
- Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio de seu faturamento (Estudo em sala de aula);
- Como identificar empresas de pequeno, médio e grande porte por meio do número de empregados (Estudo em sala de aula);
- Como determinar as medidas de separatrizes - primeiro (1º) Quartil, segundo (2º) Quartil (Mediana) e terceiro (3º) quartil (Estudo em sala de aula);
- Como determinar Desvio padrão, Quartis, média e mediana (Estudo e simulação de cálculo;
- Simulação da pesquisa salarial entre os participantes do curso e estatística final;
- Apresentação da Pesquisa.
• Modelo de Matriz de Salários
- MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DO ESCALONAMENTO
- Como Elaborar a amplitude salarial (Simulação em sala de aula);
- Como Elaborar o fracionamento das Classes de Salários e qual a sua importância (Simulação em sala de aula);
- Como elaborar a Raiz² que dará origem ao quociente que determinará a amplitude da Matriz Salarial (Simulação em sala de aula);
- Como elaborar a divisão das classes de salários em níveis salarial de crescimento pela Raiz enésima (Estudo em sala de aula)
- Apresentação da Matriz de Salários;
- Simulação do enquadramento dos cargos dentro dos salários da nova Matriz (Simulação em sala de aula);
- Estudo do Salário Real X Salários da Pesquisa X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula);
• 2º Modelo da Matriz de Salários
- MATRIZ SALARIAL PELO MÉTODO DE PONTOS RETA LINEAR
- Levantamento dos Cargos operacionais, administrativos/técnicos e executivos, com seus respectivos salários (Apresentação em sala de aula);
- Elaboração da Matriz de Salários correlacionando os Pontos e Salários dos cargos para cada uma das áreas funcionais (Simulação em sala de aula);
- Como Identificar as sobreposições e sua origem (Estudo em sala de aula);
- Elaboração da Matriz de Salários pelo Método de Pontos de Forma Escalonada para eliminação das indesejáveis sobreposições (Simulação e estudo em sala de aula).
- Enquadramento dos Cargos dentro da Matriz de Salários por Pontos de forma Escalonada (Simulação e estudo em sala de aula);
- Estudo do Salários Real X Pesquisa de Cargos e Salários X Salários Propostos da nova Matriz (Estudo em sala de aula).
• TÉRMINO
- Normas e procedimentos para elaboração da Política de Cargos e Salários (Manual de Cargos e Salários) de acordo com a portaria ministerial do TST e sua vinculação às Avaliações de Performance;
- Explicação da Carreira em Y;
- Planejamento de Carreira (Estudo em sala de aula);
- Como identificar as âncoras de Carreira (Estudo em sala de aula);
- Como elaborar as Avaliações de Performance por Competências (Estudo em sala de aula);
• REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA POR PONTOS DE COMPETÊNCIAS
- Como implementar um Sistema de Remuneração Estratégica por Pontos de Competências correlacionada às Avaliações de Performance e Indicadores (Estudo em sala de aula);
- Distribuição de Prêmios como forma de reconhecimento e suas limitações de acordo com a legislação.
• Considerações Finais

Módulo IX - Avaliação de Performance - 16 Horas
• O que é a avaliação de performance?
Método da escala gráfica.
Método da escolha forçada
Método de auto avaliação
Método da avaliação por resultados
Métodos mistos
• Para quê avaliar os resultados?
• O que deve ser avaliado?
O que pode causar um resultado insatisfatório
• Como avaliar?
Avaliadores
A equipe multidisciplinar potencializa resultados melhores
Responsabilidades dos avaliadores
Armadilhas mais comuns
Acompanhamento (feedforward)
Avaliados
Responsabilidades dos avaliados
Auto avaliação
• Reuniões
Preparação das reuniões – avaliação 90º graus
Durante as reuniões
• Os princípios
• Métodos de avaliação
Identificação do Core de Competências Macro
Competências/fatores de avaliação
Definição do peso das competências /fatores de
Alternativas de importância dos fatores de avaliação
Outros critérios de avaliação
• Atribuição do resultado
Aspectos gerais da avaliação de performance
A importância do feedforward nas relações interpessoais
• Reunião do comitê de avaliação de performance
Do recurso
• Processo de avaliação de performance
Confidencialidade
Impedimentos
• Implantação do Processo de Avaliação


Professores:

Roberto Pierre Rigaud
Graciella Macchia
Rogério Kesselring
Ivone Boldrini
Kelly Ramos

Currículos dos Professores:
www.rhemacao.com.br/consultores.php

NÃO HAVERÁ AULA NOS FERIADOS PROLONGADOS 26/01 aniversário de SP, 02/03 Carnaval, 20/04 Sexta-feira Santa

>>Carga Horária

112 Horas

>>Metodologia

Oficina participativa com exercícios e análises de exemplos, vídeos, dinâmicas, utilizando os métodos e ferramentas apresentadas, discussões em grupo, debates, vivências etc. Com apoio de slides e apostila.

O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula nos módulos: Indicadores, Descrição de Cargos, Gestão por Competências, Cargos e Salários e Avaliação de Desempenho.

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.
Caso o pagamento seja feito parcelado no boleto, o aluno receberá o certificado após a quitação do curso.

>>Material Didático

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.

Caso o aluno falte e queira fazer a reposição da aula perdida, posteriormente, a taxa é de R$ 70,00 (setenta reais) por falta (dia de aula). Poderá fazer a reposição desta aula em uma próxima turma de acordo com a agenda de cursos que pode ser vista no site www.rhemacao.com.br, mediante comprovante de pagamento.

>>Valor e Forma de Pagamento

Valor do Curso por Participante: R$ 2.800,00

Pagamento À Vista com 10% de desconto R$ 2.520,00.
Pagamento Parcelado sem juros em até 6x de R$ 466,67 no boleto bancário ou
em até 10x de R$ 280,00 no cartão MasterCard e VISA.

Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 3932-7262.

>>Agenda - (Datas e Horários)

Turma: 1933
Início: 04-05-2019 - Termino: 03-08-2019
Dias da Semana:

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

Domingo

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09:00 as 17:30

--

Local do Curso: São Paulo - SP

>>INSCRIÇÃO ONLINE

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