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Formação de Analista em Recursos Humanos

• Oportunizar o conhecimento dos principais pressupostos teóricos que fundamentam a Gestão de Recursos Humanos nas organizações. Contextualizar os participantes quanto ao atual cenário social e organizacional e suas implicações para a gestão de Recursos Humanos nas organizações.
• Facilitar a compreensão da evolução do processo de Gestão de Recursos Humanos nas organizações e discutir a responsabilidade, papéis e os resultados esperados de Recursos Humanos no atual contexto organizacional. Familiarizar os participantes com o processo de formulação de políticas de gestão de RH e com os principais processos e subsistemas de RH - identificando seus elementos de implementação e avaliação, habilitando o futuro profissional a assumir o papel de agente de mudanças, através de sua capacitação para conciliar as demandas da organização com propostas de transformação organizacional.
• Discutir, dentre as tendências atuais para a gestão de Recursos Humanos, as alternativas possíveis para uma efetiva contribuição da função RH para a gestão da organização.

>>Objetivo

Mostrar a evolução da administração de Recursos Humanos nas organizações, apresentando as principais políticas e práticas de gestão de pessoas e suas contribuições para o desempenho organizacional em ambientes competitivos.
Propõe-se a analisar o contexto atual das organizações e o papel da administração de recursos humanos neste cenário, oferecendo embasamento teórico e instrumental atualizado para o exercício e a reflexão acerca desta função nas organizações.

>>Público Alvo

Estudantes, estagiários, profissionais de RH em geral que desejam se atualizar na área. Empresários; Gerentes; Administradores; Auxiliares e Assistentes Depto. Pessoal; Funcionário Público que atua na área e que deseja adquirir conhecimento.

>>Programa do Curso

MODULO I - Gestão de Pessoas – 16 horas
Focalizaremos a complexidade do processo motivacional, examinando os diferentes fatores envolvidos na motivação. Trataremos
então das principais teorias sobre motivação e de alguns dos mecanismos de defesa dos quais, inconscientemente, lançamos mão
para resistir a alguma frustração. Demonstraremos ainda a importância do autoconhecimento, do autodesenvolvimento e do significado
do trabalho para o processo motivacional. Conscientizaremos os participantes da importância e impacto do comportamento e atitudes
das pessoas em relação ao alcance das metas e resultados desejados.

• Desafios atuais
• Teorias sobre motivação
• Mecanismos de defesa
• Forças e funções motivadoras
• Competências
• Autodesenvolvimento
• Liderança
• Autoavaliação

MODULO II - Departamento Pessoal - Práticas Trabalhistas – 16 horas
O participante aprende entender os direitos e deveres do empregado e empregador. O participante adquire novos comportamentos,
e atitudes com os diversos aspectos legais das relações de emprego. Passa a entender as diversas formas de contratação de mão-de-obra,
jornada de trabalho, remuneração, férias e rescisões contratuais etc.

• Direito do Trabalho
• CLT
• Negociação Coletiva e Dissídio Coletivo de Trabalho
• Jornada de Trabalho após 05/10/88
• Horas "In Itinere"
• Horas Extras
• Lei 605/49
• DSR
• Remuneração
• Insalubridade
• Periculosidade
• Tipos de remuneração e Salário In Natura
• Alimentação (PAT)
• PLR (Participação nos lucros e resultados)
• Admissão do Empregado e o Contrato de Trabalho
• Relação Empregado X Empregador
• Modalidades Contrato de Trabalho
• Admissão do Empregado
• Contratação de Deficientes Físicos
• Contratação do Jovem Aprendiz
• Contribuição Sindical (Nova Redação)
• O afastamento do empregado e o contrato de trabalho
• Férias: legislação
• 13º Salário: Legislação e Pagamento
• Tipos de Rescisão Contratual

MODULO III - Recrutamento e Seleção – 8 horas
O participante aprende a realizar recrutamento e seleção de candidatos para preenchimento de vagas, mobilizando conhecimentos, habilidades
e atitudes relacionadas à busca de candidatos e encaminhamento para contratação.

• Fontes e métodos de Recrutamento
• Recrutamento Interno
• Recrutamento Externo
• Consulta aos arquivos de candidatos
• Cartazes ou anúncios
• Recrutamento Misto
• Recrutamento on-line
• Análise e Avaliação dos resultados
• Tabela de Avaliação
• Exercícios
• Seleção de pessoas - O que é e como fazer
• Modalidades do Processo Seletivo
• Seleção como um Processo de Comparação
• Seleção como um Processo de Decisão
• Técnicas de Seleção
• Escolha das técnicas de seleção
• Análise Profissiográfica
• Análise do Currículo
• A Entrevista
• Vantagens da entrevista
• Desvantagens da entrevista
• Como avaliar uma entrevista
• Instrumentos de Seleção
• Provas de Conhecimentos ou capacidades
• Testes psicológicos (explicação, não haverá simulados com testes)
• Técnicas de simulação ou dramatização
• Escolhas das Técnicas de Seleção
• Resultado da Seleção de Pessoas
• Avaliação e Controle – O que é e como fazer
• Caso o Feedback seja negativo
• Caso o Feedback seja positivo
• Exercícios

MODULO IV - Técnicas de Seleção com Foco em Competências – 8 horas
Através de prática os participantes aprendem como detectar as habilidades, capacidades e possibilidades dos candidatos. Identifica novos
conceitos de competência e aprendem a identificá-las e aproveitá-la extraindo o potencial máximo dos candidatos. Conhecer as modernas
técnicas de entrevista por Competência e Comportamental e aprendem a praticar as entrevistas e demais técnicas de seleção de pessoal, tais
como provas situacionais, dinâmica de grupo, testes em geral e feedback. Entendimento das áreas de negócio para lidar com os requisitantes.

• Práticas atuais no mundo corporativo
• Gestão por competência
• Porque selecionar por competências, quais os benefícios e metodologia
• Clarificando conceitos, tais como: - Contexto - Ação - Resultados
• Cadeia de Valor da Organização
• Entendendo a cultura da organização e competência crítica de negócios
• Definindo competências críticas essenciais, estratégicas e humanas
• Mapeamento das competências
• Técnicas de Entrevista de Seleção como processo de Comunicação
• Cuidados especiais na Entrevista de Seleção
• Como fazer uma entrevista para identificar potenciais
• Ferramentas avançadas de Entrevista
• Quais Competências precisamos identificar
• Como elaborar o Mapeamento de competências
• Entrevista por competência
• Fases de Preparação de Uma Entrevista
• Foco nas Competências
• Como conduzir uma entrevista
• No momento da Entrevista
• Estratégias da Entrevista
• Formulação de Perguntas
• Identificando as Anticompetências
• Experiência do Entrevistador
• Dinâmica de grupo, provas situacionais e inventários
• Armadilhas na seleção
• Análise e tomada de decisão
• Construção do Registro de Avaliação do Candidato
• Ferramentas de controle para todo o processo de seleção
• Fornecendo Feedback
• Como tratar os Candidatos Reprovados

MODULO V - Avaliação do Desempenho – 16 horas
O participante aprende a identificar os principais conceitos da avaliação de desempenho contribuindo para a identificação da qualidade e dos
resultados da organização, utilizando-se de dados fidedignos para planejar as necessidades de recursos humanos em médio e longo prazo, além
de ter uma indicação segura dos investimentos a serem feitos em treinamento, capacitação e desenvolvimento dos profissionais.

• O propósito da avaliação
• Como Avaliar os empregados se eles não sabem se serão avaliados?
• Como Avaliar os empregados sem antes nos Autoavaliarmos?
• Benefícios e Beneficiários da Avaliação
• Como preparar o colaborador para a AD
• A Responsabilidade pela Avaliação
• O propósito do acompanhamento e gerenciamento
• Preparação para a entrevista de Avaliação
• Entrevista de Planejamento
• O Acompanhamento do desempenho do empregado
• Os erros mais frequentes em uma avaliação
• O que pode causar um desempenho insatisfatório?
• A autoavaliação do empregado
• O que os Gestores têm de conhecer nos empregados?
• Qual o elemento principal de uma AD?
• Qual a importância do feedback?
• Preparando o colaborador para a hora do feedback
• O que fazer para que o feedback seja eficaz?
• Como lidar com o feedback negativo?
• Como lidar com Pontos a serem melhorados?
• O que é uma fraqueza?
• Como enfatizar os pontos positivos e ao mesmo tempo suas fraquezas?
• Revisão das etapas mais importantes de uma AD

MODULO VI - Pesquisa de Clima Organizacional – 8 horas
O curso de oito horas proporcionará a seus participantes a apresentação das tendências e demandas das organizações contemporânea, preparando
os profissionais para realizarem Pesquisa de Clima Organizacional, deixando-os aptos a utilizarem as melhores técnicas de levantamento, análise e
planos de ação, bem como da importância da gestão adequada desse recurso para a Organização.

• O que é clima organizacional?
• Relações entre clima e cultura organizacionais
• A quem compete avaliar o clima organizacional?
• Tipos de clima organizacional
• Aspectos práticos sobre o clima organizacional
• Modelo de questionário de pesquisa de clima organizacional
• O que algumas empresas estão fazendo para melhorar o clima organizacional.

MODULO VII - Remuneração Estratégica – 8 horas
Compreender a remuneração variável como uma estratégia de atração e retenção de talentos, pautada na meritocracia. Proporcionar aos participantes uma
possibilidade de conhecer, discutir e aplicar conceitos, programas e ferramentas de Remuneração Estratégica.

• Remuneração Indireta - Conceitos e objetivos
• Análise e adequação do Plano de Benefícios
• Benefícios Flexíveis
• Remuneração Variável
• Participação nos Lucros e Resultados
• Remuneração por desempenho (Metas)
• Remuneração Equipe de Vendas
• Sistemas alternativos e criativos
• Remuneração Por Habilidades e Competências
• Conceitos e objetivos
• Identificação e descrição das competências:
- Identificação das atribuições e responsabilidades.
- Avaliação e certificação das habilidades e competências.
- Análise e solução para os Gap’s.
- Formas de pagamento

MODULO VIII - Gestão de Benefícios – 8 horas
Habilitar o participante a estruturar e a desenvolver os subsistemas de Benefícios, a partir de uma visão estratégica. - Possibilitar uma revisão dos
valores que norteiam as Políticas de Bem-estar e de satisfação dos seres humanos nas organizações empresariais.

• Benefícios no contexto da área de RH
• O profissional de Benefícios - formação e perspectivas
• As diferentes denominações da área de Benefícios
• Benefícios – vantagens para a empresa e variáveis que influem na criação de planos de benefícios
• As diversas concepções de salários/ remuneração direta e indireta
• Remuneração indireta especial e geral - características e abrangência.
• Diferenças, conceitos entre entidades, recursos, equipamentos, serviços e benefícios sociais
• Benefícios definidos pelo Estado e geradores dos encargos sociais obrigatórios
• Benefícios e as necessidades sociais dos trabalhadores – conquistas sindicais Benefícios proporcionados espontaneamente
• pelas empresas e geradoras de encargos sociais liberais
• Vantagens, privilégios, mordomias e “Fringe benefits”

MODULO IX - Treinamento e Desenvolvimento – 16 horas
Fornecer subsídios para a elaboração eficaz do diagnóstico, definição de necessidades, planejamento, execução e avaliação de projetos de desenvolvimento
e educação empresarial, incluindo as diretrizes NBR ISO 10015.

• A importância do subsistema treinamento e desenvolvimento nas organizações
• Objetivo do treinamento
• Algumas definições de treinamento
• Diferença entre treinamento e desenvolvimento
• Competências
• Desenvolvendo e aprimorando a competência
• O que deve ser avaliado
• A hora e a vez do rh estratégico
• Processo de treinamento da organização
• Treinamento como sistema
• Diagnóstico e prognóstico
• O conceito de competência
• O conceito de entrega
• O treinamento como recurso estratégico
• O envolvimento dos treinandos
• Diretrizes para treinamento
• Definição das necessidades de treinamento
• Formulário para definição das necessidades de treinamento
• Projeto e planejamento do treinamento
• Execução do treinamento
• Princípios de aprendizagem
• Avaliação do programa de treinamento
• Modelos de avaliações
• Tendência central
• Relatório de avaliação dos resultados de treinamento planejamento e elaboração
• Avaliação do treinamento procedimento padrão
• Utilidade e retorno sobre o investimento
• Custo do treinamento
• Composição dos custos do treinamento ROI – (Return On Investment)
• Estabelecendo os benefícios.

>>Carga Horária

104 Horas

>>Metodologia

O conteúdo será desenvolvido através de um processo participativo de produção, incluindo aulas com exposições dialogadas, trabalhos, exercícios e atividades em sala de aula, estudos de casos e dinâmicas de grupo.

O PARTICIPANTE DEVERÁ TRAZER O NOTEBOOK NO MÓDULO DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO, ele será indispensável para o bom aproveitamento dos exercícios que são passados em sala de aula.

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 80% de aproveitamento.
Caso o pagamento seja feito parcelado no boleto, o aluno receberá o certificado após a quitação do curso.
Certificado expedido conforme a lei 9.394/96

>>Material Didático

A RH EM AÇÃO fornece apostila e material de apoio.

Caso o aluno falte e queira fazer a reposição da aula perdida, posteriormente, a taxa é de R$ 70,00 (setenta reais) por falta (dia de aula). Poderá fazer a reposição desta aula em uma próxima turma de acordo com a agenda de cursos que pode ser vista no site www.rhemacao.com.br, mediante comprovante de pagamento.

>>Valores e Formas de Pagamento

Valor do Curso por Participante: R$ 3.358,00

>> Pagamento À Vista com 10% de desconto R$ 3.022,20.

>> Parcelado em até 12x de R$ 279,83 no Cartão de Crédito.

Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 96949-2226.

>>Agenda - (Datas e Horários)

Estamos sem agendamento para esse treinamento, entre em contato com nossa central de atendimento e verifique uma data disponível: Tel: 11 96949-2226

>>INSCRIÇÃO ONLINE

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