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Formação em Coordenadores de Treinamento e Desenvolvimento

Curso completo com carga horária de 56 horas, sendo indicado principalmente para pessoas que necessitam aprimorar o conhecimento das funções na área de Treinamento e Desenvolvimento e atuar de forma Estratégica.
Esta é uma certificação entregue aos alunos que participam de todos os módulos que integram a grade de Treinamento e Desenvolvimento, cumprindo carga horária e conteúdos suficientes para atuar como Coordenador.
Para melhor atender às necessidades dos participantes, dividimos o curso em 04 módulos "independentes".
Na agenda de cursos disponibilizamos o curso completo e, também, os módulos de forma independente.

>>Objetivo

• Fornecer subsídios para a elaboração eficaz do diagnóstico, definição de necessidades, planejamento, execução e avaliação de projetos de desenvolvimento e educação empresarial, incluindo as diretrizes NBR ISO 10015.
• Planejamento Anual de T&D
• Aprenderá a calcular os principais indicadores de T&D, bem como analisa-los construindo painel de indicadores que permita alinhar a ação de T&D e a estratégia aos resultados organizacionais.
• Fornecer informações fundamentais sobre comunicação, com enfoque técnico e comportamental.
• Ensinar técnicas para favorecer a utilização de ferramentas específicas de comunicação, para obtenção de resultados favoráveis nas relações interpessoais.
• Proporcionar o desenvolvimento de ações que facilitam a comunicação em todos os níveis hierárquicos.
• Adquirir conhecimento para uma atuação diferenciada como multiplicador capaz de facilitar o processo de transmissão e multiplicação de conhecimento.
• Desenvolver habilidades pessoais para transmitir uma imagem positiva e segura para impressionar positivamente seus ouvintes.
• Exercitar, por meio de filmagem, técnicas de apresentação a fim de aperfeiçoar a postura e a comunicação verbal como multiplicador.
• Aprender como planejar e organizar os conteúdos e apresentações.
• Conhecer metodologias de ensino e aprendizagem para garantir a participação, motivação e assimilação dos conteúdos por parte dos participantes.

>>Público Alvo

Profissionais de Recursos Humanos em geral; Gerentes, Supervisores, Administradores, Psicólogos, Pedagogos e Profissionais que repassarão conhecimento para equipes dentro da organização, profissionais de RH que tem como atividade, principal ou eventual, a responsabilidade de repassar conhecimentos adquiridos para grupos de pessoas, apresentarem ideias e conduzir grupos de treinamento.

>>Programa do Curso

MÓDULO I – TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO – Com Ênfase na ISO 10.015 – 16 horas
A importância do subsistema treinamento e desenvolvimento nas organizações
Objetivo do treinamento
Algumas definições de treinamento
Diferença entre treinamento e desenvolvimento
Competências
Desenvolvendo e aprimorando a competência
O que deve ser avaliado
A hora e a vez do RH Estratégico
Processo de treinamento da organização
Treinamento como sistema
Diagnóstico e prognóstico
O conceito de competência
O conceito de entrega
Core Competence - competência essencial
Competências individuais
As 6 Disciplinas do T&D
O treinamento como recurso estratégico
O envolvimento dos treinandos
Diretrizes para treinamento
Definição das necessidades de treinamento
Formulário para definição das necessidades de treinamento
Definição das necessidades de treinamento (De acordo com a ISO 10015)
Projeto e planejamento do treinamento
Execução do treinamento
Princípios de aprendizagem
Avaliação do programa de treinamento
Avaliando o programa de treinamento
Modelos de avaliações
Tendência central
Relatório de avaliação dos resultados de treinamento planejamento e elaboração
Avaliação do treinamento procedimento padrão
Utilidade e retorno sobre o investimento
Custo do treinamento
Composição dos custos do treinamento
ROI – (return on investment) retorno de investimento
Indicadores de Treinamento
Estabelecendo os benefícios
Matriz de Treinamento

MÓDULO II – INDICADORES DE T&D – 16 horas

Por que indicadores de treinamento e desenvolvimento são importantes?
Quais são os indicadores realmente importantes e a armadilha das métricas de vaidade
Indicadores chave para mensurar uma ação de treinamento específica
1. Taxa adesão (Quantas, de todas as pessoas convidadas, comparecerem e/ou aderiam ao treinamento?)
2. Taxa de abandono (Quantas das pessoas que começaram, não terminaram o treinamento?)
3. Média da avaliação de reação (Qual é a média das notas que os colaboradores deram para a atividade?)
4. Média da avaliação de aprendizado (Que nota os colaboradores deram para o curso?)
5. Valor médio do investimento em T&D por pessoa?
Indicadores chave para mensurar todas as ações de Educação Corporativa
6. Quantidade de colaboradores alcançados (Quantos colaboradores tiveram acesso a treinamento?)
7. Taxa de treinamento via multiplicadores internos
8. Média de temas por pessoa (Quantos cursos, em média, cada colaborador tem acesso?)
9. Tempo médio de treinamento por pessoa (Quanto tempo de trabalho dos colaboradores foi investido, em média, para a capacitação?
10. Índice de aproveitamento interno de talentos (Quais percentuais das vagas internas foram preenchidas por colaboradores?)
11. Valor total investido em T&D no período (Esse indicador serve – e é muito interessante – para mensurar o impacto do investimento sobre os outros indicadores.)

MÓDULO III – Comunicação Assertiva para vencer os Desafios Corporativos – 8 horas
Construção das Relações no Ambiente de Trabalho
- Elementos que compõe as relações interpessoais no contexto corporativo
- Análise dos estilos de comunicação: identificação de estilos e princípios que definem a forma e intensidade das relações interpessoais.
- Aspectos técnicos e comportamentais que determinam à coerência na transmissão das ideias e definem as relações
- Jogos psicológicos e os papéis que assumimos nas relações interpessoais
- Aprimoramento da comunicação como caminho para o desenvolvimento pessoal e profissional com foco em resultados.

Análise da Comunicação
- A comunicação como fonte geradora de confiança, respeito e equilíbrio entre líderes e liderados.
- Identificação dos estímulos que bloqueiam e impedem a comunicação efetiva
- Verificação dos fatores internos e externos que interferem nas relações interpessoais.
- Análise dos padrões comuns de comunicação (causa /efeito) e sua influência na postura dos líderes.

Influências do Ambiente
- Aspectos psicológicos que determinam à autoconfiança e a coerência na transmissão das ideias
- Crenças, valores e princípios que definem a forma e intensidade dos níveis de comunicação.
- Análise do potencial real e ideal para estabelecer relações favoráveis no ambiente de trabalho e os fatores que geram mudança no comportamento dos líderes e liderados.
- Identificação dos modelos mentais e a influência na comunicação.

Diálogos internos que interferem nos externos
- O processo de percepção e aprendizagem da comunicação interna
- Elementos que compõe o contexto das relações interpessoais
- Fatores que transformam a mensagem original e provocam desentendimentos
- Necessidades individuais e ruídos na comunicação
- Impulsores psicológicos que bloqueiam os canais de comunicação

Técnicas de Comunicação X Assertividade
- Como estabelecer a sintonia entre o interlocutor e receptor (sistema de Rapport estratégias para obter eficácia na comunicação)
- Verificação dos canais de comunicação (auditivo, visual e cinestésico), e definição do padrão ideal que o líder precisa desenvolver.
- Elementos que facilitam a realização de uma comunicação objetiva, completa e congruente com o resultado esperado.
- Estratégias para viabilizar a conexão e coerência do verbal e não verbal, para proporcionar uma comunicação eficaz entre líderes e liderados.
- Metamodelos que favorecem o desenvolvimento da assertividade nas relações.

Plano de Ação para melhoria continua da comunicação em todos os níveis
- Desenvolvimento de métodos de acordo com a realidade e necessidade de cada participante
- Aplicação do processo de feedback; no cotidiano, análise do resultado após aplicação da técnica
- Técnicas para estabelecer objetivos claros e confiáveis

MÓDULO IV – Técnicas para Multiplicadores e Instrutores de T&D – 16 horas
• A importância do Treinamento e Qualificação do Instrutor
Desafios do Instrutor de Treinamento
O Instrutor atuando como educador e parceiro do RH.
Postura e ética
A corresponsabilidade do Instrutor com o alcance de metas e obtenção de resultados.
Compromisso do instrutor com o planejamento e execução do treinamento.
Papéis desempenhados pelo instrutor de treinamento.

• Como Elaborar e Organizar Conteúdos Estratégicos
Elaboração do Programa de treinamento
Como Elaborar um Plano de Aula

• Métodos e Técnicas de Ensino
O proceder em sala de aula: Didática, metodologia didática, método ou técnica de ensino?
Ciclo de Aprendizagem Vivencial
Como desenvolver a capacidade de aprender
O processo ensino - aprendizagem do adulto
Pedagogia x Andragogia
Papel do Instrutor / Multiplicador
TRAIN SMART - Ensinando e treinando com inteligência.

• A comunicação como fonte geradora de confiança
Expressão verbal (voz, dicção e vocabulário) e não-verbal (postura, gestos e visualização)
Criando Bons Slides - como montar apresentações no PowerPoint
Instrutor: Saiba Fazer Perguntas.
Dicas para ter bom humor em apresentações.

• Avaliação dos Resultados de Treinamento

Palestrantes

Graciella Macchia
CONSULTORA/PALESTRANTE
Psicóloga, Personal e Professional Coaching, Pós-graduada em gerenciamento estratégico de Recursos Humanos (RH). Certificada para utilização do teste psicológico HumanGuide. Atua há mais de quinze anos na área de Recursos Humanos, com atuação generalista. Responsável pela implantação/revitalização da área em empresas de pequeno e médio porte. Implantação do eSocial. Experiência com KPI’s. Possui forte representação com programas de desenvolvimento de liderança e identificação de perfil (Assessment).
Docente de cursos técnicos, graduação e pós-graduação. Especificamente em seleção, responsável desde o levantamento de perfil, definição de processo seletivo, aplicação de testes psicológicos, elaboração de laudo e KPI’s. Implantação de programas de estágio e trainee, bem como aprendiz e PNE. Atua com sistema de % (porcentagem) de aderência às competências do cargo em aberto para seleção. No subsistema de treinamento, responsável pelo levantamento de necessidades, elaboração de material didático, execução (ministrar), sistemas de avaliação, acompanhamento (PDI) e KPI’s.
Experiência também em avaliação de desempenho, cargos e salários, remuneração variável, qualidade de vida, gestão de clima entre outros subsistemas/ atividades. Especialista em treinamentos comportamentais e implantação da área de RH, exerceu atividades em grandes empresas. Ministra treinamentos voltados à área de Recursos Humanos e comportamentais, tais como: Recrutamento e seleção; Formação de Analista de Treinamento e desenvolvimento; Programas de qualidade vida; Plano de Carreira, gestão de Conflitos, Gestão de Pessoas, Indicadores de RH, Administração de Departamento Pessoal, eSocial, Testes Psicológicos entre outros.

Rogério Kesselring
CONSULTOR/PALESTRANTE
Administrador de Empresas, Pós Graduado em Gestão da Qualidade e Processos pela Fundação Carlos Vanzolini – USP e Pós Graduando em Modelos Estratégicos de Gestão de Pessoas pela Fundação Instituto de Administração – FIA/USP. Profissional com mais de 10 anos de experiência no setor administrativo, tendo atuado em diversas áreas (Financeiro, Planejamento, Gestão da Qualidade e Recursos Humanos). Especialista há mais de 07 anos na área de Recursos Humanos / Desenvolvimento Organizacional, mantendo foco em estruturação de processos e aprimoramento da gestão dos departamentos como Business Partner – BP. Ampla experiência em Ministrar, Elaborar e Coordenar cursos na área de Recursos Humanos, tais como: Gestão de Pessoas; Recrutamento e Seleção com Foco em Competência; Formação de Analistas de Treinamento e Desenvolvimento; Dinâmicas de Grupos com foco em competências; Formação de Multiplicadores; Indicadores de RH, Desempenho, T&D em geral, entre outros.

Ivone Boldrini
CONSULTORA/PALESTRANTE
Psicóloga, Coaching com Certificação Internacional CORPORATE COACH U. Experiência de 20 anos na área de RH, em Empresas Nacionais e Multinacionais de grande e médio porte. Atividades de consultoria Organizacional: elabora programas de desenvolvimento profissional, ministra cursos, seminários e palestra sobre: Administração de Conflitos, Desenvolvimento Gerencial, Motivação, Liderança, Gestão do Clima Organizacional, Administração do Tempo, Comunicação, Consultoria Interna, Seleção por competência, Avaliação de Potencial, Grafologia, Relações interpessoais, Vendas, Atendimento ao Cliente, Trabalho em Equipe, Formação de Multiplicadores e Instrutores de Treinamento, Jogos e Dinâmica de Grupo para Seleção e Treinamento, Qualidade , Programas de Qualidade Hospitalar, Benefícios e Marketing Pessoal. Atuação na área de Seleção de Pessoal através de aplicação de testes Quati, Palográfico, Avaliação de Competência e Dinâmica de grupo; Formação em Psicologia e Serviço Social com especialização em Recursos Humanos , Análise Transacional, Practitioner em PNL e Pós Graduação em Administração Hospitalar, Auditora de programas de Qualidade.

>>Carga Horária

56 Horas

>>Metodologia

Oficina participativa com exercícios e análises de exemplos, vídeos, dinâmicas, utilizando os métodos e ferramentas apresentadas, discussões em grupo, debates, vivências etc. Com apoio de slides e apostila.

Trazer Notebook para realização de exercícios no módulo de Indicadores de T&D

>>Certificação

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.
Caso o pagamento seja feito parcelado no boleto, o aluno receberá o certificado após a quitação do curso.

>>Material Didático

A RH EM AÇÃO confere certificado de conclusão de curso, desde que tenha 75% de aproveitamento.

>>Valor e Forma de Pagamento

Valor do Curso por Participante: R$ 1.650,00

Pagamento À Vista com 10% de desconto R$ 1.485,00.
Pagamento Parcelado sem juros em até 6x de R$ 275,00 no boleto bancário ou
em até 10x de R$ 165,00 no cartão MasterCard e VISA.

Valores especiais para Ex-Alunos RH EM AÇÃO - Ligue e confira: 11 3932-7262.

>>Agenda - (Datas e Horários)

Estamos sem agendamento para esse treinamento, entre em contato com nossa central de atendimento e verifique uma data disponível: Tel: 11 3932-7262.

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